domingo, 14 de novembro de 2010

A dança Tribal

História
Nasceu nos EUA na década de 70, impulsionado por grupos “folclóricos” que se apresentavam nas feiras na Califórnia e inspirado nas culturas tribais do Oriente Próximo, Médio Oriente, Norte de África e Espanha. O grupo precursor foi o “Bal Anat”, grupo de raiz folclórica, trazendo apresentações com espadas, cobras e até mágicas como entretenimento (Sim, foi o Bal Anat que inspirou a dança do ventre a utilizar acessórios na dança além do véu, como a espada, vasos, animais e etc.)
Nos anos 80, Carolenna Nericcio, aluna do Bal Anat, englobou em seu trabalho técnicas de repetiçao e condicionamento muscular (e mental) do Ballet Classico e posturas oriundas da dança flamenca. Incentivada pelas diferenciações do novo estilo, Carolena e sua trupe (Fat Chance Belly Dance – FCBD) deram novos contornos a história do Estilo Tribal. Que se tem registro, o FCBD é o único grupo de dança no mundo que possui um esquema de improvisação coordenada, ou seja, nenhuma das suas apresentações é coreografadas, ao invés disso, as bailarinas se comunicam através de sinais, dessa maneira, sabem quando e qual será o próximo movimento. A partir dos anos 90 o Tribal ganhou o mundo com o surgimento de novas trupes como Gypsy Caravan e Urban Tribal.
Tribal Fusion
Nos anos de 1990, o estilo Tribal passou a demonstrar mais força, e foi nos 90 que o Fusion apareceu. Trabalha com peças coreografadas ganhando liberdade de movimentos. O que mostra a constante evolução da modalidade Tribal. Deixa de ser somente uma dança de grupo e passam a ter duplas e solos. O Tribal Fusion abre uma vasta gama de possibilidades. São explorados muito além dos ritmos árabes, hindus, “aflamencados”, e outros como os havaianos, australianos , etc.
Para cada tipo de fusão temos determinações como Urban Dance, Gothic Fusion (sim, existe uma versão gótica da dança), Gypsy Fusion. É muito comum a escolha de músicas já fusionadas, combatidas eletrônicas por exemplo, trazendo os modernos como o street dance e o hip hop, costumando ter um estilo mais minimalista, trazendo os estilos ciganos, góticos, industrial e cabaret.  Abaixo três vídeos com grandes nomes do Tribal Fusion, em três estilos diferentes:
No Brasil, o estilo tribal tem mostrado sua cara desde de 2005, e já possuímos grandes nomes no estilo. Alguns deles (peço desculpas previamente aos que não citar, pois a lista seria enorme): Cia. Xamã Tribal (RN)Nanda Najla (BH) que mistura tribal com tango, Mariana Quadros (SP),Kilma Farias (PB) que mistura com ritmos regionais, e Damballah (RS). Como vocês podem ver, o tribal já dominou o Brasil inteiro.

Fonte: Malvadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário