domingo, 14 de novembro de 2010

Alongue-se já!

Por Regina Célia Pereira


Que tal deixar o mouse um pouco de lado e dedicar-se a uma espichadela? Assim você relaxa sua musculatura e afasta dores nos dedos, nos braços e até mesmo as de cabeça. Movimentos simples são pra lá de eficazes para livrar os músculos de contrações que interferem no fluxo sangüíneo e no aporte de oxigênio.

Para aliviar as tensões de quem vive digitando, o ideal é trabalhar a cadeia interna dos braços. Esse grupo vai da região dos ombros até as mãos. E, embora cada um dos músculos mantenha-se em áreas distintas, todos eles estão interligados por películas que os especialistas chamam de fáscias. Se os dedos estão tensos e doloridos, isso chega a refletir lá no trapézio. E essa tensão pode ser o estopim para dores de cabeça.

Siga, agora, as dicas da fisioterapeuta Nathassia Orestes, do Instituto Cohen de Ortopedia, na capital paulista. Mas, é importante que os exercícios sejam realizados com tranqüilidade e delicadeza, sem movimentos bruscos.


1 - Mantenha-se sentado. Encaixe os ombros, alinhe a coluna, estenda os braços para frente, mantendo-os um pouco abaixo da linha dos ombros e estique os cotovelos.2 - Com a palma da mão virada para fora e o dedos voltados para cima, envolva-os com a outra mão, incluindo o polegar, e puxe delicadamente para trás. Permaneça assim por 20 segundos e troque as mãos. Repita até 5 vezes.
3 - Com a palma da mão virada para dentro e os dedos voltados para baixo, envolva-os com a outra mão (lembre-se sempre do polegar) e puxe delicadamente para trás. Permaneça assim por 20 segundos e troque as mãos. Repita até 5 vezes.
4 - Coloque uma palma da mão sobre a outra. Permaneça assim por 20 segundos e troque as mãos. Repita até 5 vezes.
5 - Endireite os ombros. Com uma das mãos puxe delicadamente a cabeça. Mantenha o outro braço aberto com a mão virada para trás. Alterne a mão depois de 20 segundos e repita o movimento até 5 vezes.
6 - Mais uma vez, é importante que sua coluna esteja reta e os ombros encaixados. Segure a cabeça com as duas mãos e puxe-a para frente.









 fonte; Revista Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário